.

.

União Livre - Tem o meu apoio!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pronto! Falei!

Realmente, não entendo o ser humano! Quero acreditar que ele seja bom em sua essência e que tende a evoluir a cada segundo. Mas às vezes fico na dúvida...
Parece que o que é digno e bom, hoje em dia não vale nada! E não adianta vir dizendo: "Ah, lá vem ele com a ladainha de que, no passado é que era bom e bla, bla, bla..."
Eu não sou tão velho assim, portanto meu passado é muito recente e você tem que admitir que de um tempo para cá a coisa desandou de vez!
Se a gente analisar, comecemos nos anos 80, vamos deixar o pessoal de 60/70 de lado, até porque não tem o que discutir, eles eram bem melhores do que a gente, em consciência e atitude pelo menos.
Então, dos 80 para cá.
Na música: Me lembro do rock nacional, a lambada e o pagode (de plástico) entrando nas rádios, (só para situar, sou músico profissional e quando era garoto, minha referência era o rádio, hoje não é mais, claro!!!) até então o que eu ouvia era Chico Buarque, O Terço, Casa da Máquinas, A Cor do Som, Gil, João Bosco, além dos estrangeiros como Pink Floyd, Deep Purple, Rush, etc... Bem, já começou a cair o nível musical aí, porque seria necessário no mínimo, uns 15 Barão Vermelho, uns 20 Paralamas do Sucesso e umas 80 Blitz para dar o peso de 1 Pink Floyd!
Os fãs dessas bandas que me desculpem, mas é verdade e vocês sabem que é!!!
Com a  Lambada e o Pagode plastificado, não vou nem perder meu tempo, é tão ruim, que se você juntar os dois vira Axé! 
Me limitei ao Rock Nacional que é o menos pior, mas que é culpado por influenciar uma geração e formar músicos fracos e limitados, principalmente no quesito harmonia. Além de torná-los alienados.
Ao ponto de subirem o Cazuza, de playboy chapado à poeta! Poeta???
Porra!!! E o Neruda??? Edgar Allan Poe??? São o que então? Deuses???
Isso porque estou chutando alto, o Vinícius era poeta, o Chico Buarque é poeta, o Paulo César Pinheiro e outros tantos do mesmo nível, são poetas! O Cazuza era um playboy chapado!!! Na boa, “ ...meus heróis, morreram de overdose?..." Que merda é essa?
“Ah, mas gosto não se discute!” – essa é clássica de quem não tem argumento, nem capacidade intelectual para tal!
Se discute sim!!! A música começou a decair aí, em todos os aspectos: Harmonia, ritmo, melodia e letra e seguiu ladeira abaixo desde então. Está aí o “Sertanejo Universitário” para comprovar!!! Uma parte da culpa é da mídia, mas a culpa maior é de quem consome esse enlatado podre servido por ela!
A TV: Sempre foi uma merda, o bom senso das pessoas é que a freavam, mas hoje, como quase não existe mais bom senso, virou no que virou e viva a porra do Big Brother!!!
O cinema: Ah o cinema...é uma incógnita, sempre!
Lançaram o filme do Chico Xavier, tudo bem que deram uma esculhambada na história, mas enfim, pelo menos tiveram a decência de mostrar quem foi esse homem, que viveu 92 anos em favor do semelhante, uma lição de amor às pessoas. Me admirei por ver o povo, praticamente, enchendo as salas de cinema pelo Brasil e pensei: “Olha a essência boa do ser humano aí!”. Mas em seguida veio o filme sobre a Bruna Surfistinha e vi as pessoas lotando as salas de cinema!
Teve cobertura da mídia (óbvio, a protagonista é um dos peixinhos dourados da Vênus Platinada! ) e seria cômico, se não fosse trágico, ver as pessoas de frente para a repórter na saída do cinema fazendo cara de padre ( daqueles que não abusam de criancinhas ) e falando como era emocionante o filmeco, uma história de vida linda!
Teve uma mulher que disse: “ como sofreu essa moça...”
Como assim, “moça”? E como assim, “sofreu”? Pelo que eu sei, ela era da classe média, nunca passou fome e virou puta por que quis!!!
No mínimo, essa mulher que fez o comentário, ou era puta, ou mãe de puta ou filha de uma puta!
Quer uma história de vida linda? Torça para os cineastazinhos brasileiros elaborarem um filme sobre a D. Zilda Arns! Aí sim é história de vida, de um ser humano ímpar. Vão ter que filtrar, como fizeram c/ o Chico, para caber em 2 horas.
Sinceramente, você tem filhos? Pretende tê-los?
Quem dessas 3 pessoas acima citadas, você gostaria que eles admirassem? Tá bom, vou te dar uma chance e deixá-lo escolher 2, dessas 3, ok? (ah, a mulher do comentário não vale!)
Acredito que a gente é capaz de transformar o mundo em que vivemos em todos os sentidos, a começar pelo nosso país, reavaliando o que tem qualidade e o que não tem, deixar de aceitar o que nos empurram goela abaixo.
Tenho até uma fórmula secreta que vou revelar, para você medir o nível de qualidade artística:

1 – É sucesso? – então, não presta!
2 – Apareceu no Faustão, Gugu ou outro qualquer do gênero? – não presta!
3 – Foi no Jô mas não foi entrevistado? Jabá – logo: não presta!
4 – Foi no Jô e foi entrevistado? Jabá mais caro – consequentemente: não presta!
5 – Foi no Jô e foi entrevistado em 2 blocos? Vixe! É merda top de linha!!!
No caso dos itens 4 e 5, há variantes, fique atento às exceções, são raras, mas existem!
Do resto, pode confiar e seja feliz ajudando a trazer de volta à vida, o bom senso agonizante do planeta.
E me desculpe pelos palavrões, prometo maneirar no próximo post, mas nesse, não me aguentei..

Nenhum comentário:

Postar um comentário